jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2021

Quando aumentar minha equipe no escritório de advocacia?

Minutos de Direito Mariana Gonçalves, Advogado
mês passado

Neste artigo vou falar sobre qual o momento ideal para ampliar a equipe no escritório de advocacia. Assim, torna-se mais fácil tomar atitude na hora certa. Ou seja, pode evitar problemas pela falta de pessoas.

O intuito é acabar com todas as suas possíveis dúvidas. Por isso, acompanhe atentamente e veja todas as dicas. Dessa maneira, tenha resultados melhores dentro do seu trabalho.

Sumário:

Entenda sua realidade no escritório de advocacia

Serviços essenciais

Grande demanda no escritório de advocacia

Qual a melhor profissional a contratar

Serviços realizados em um escritório de advocacia

Papel do estagiário

Busca de mão de obra qualificada

Analise o tempo gasto em suas demandas

Quando aumentar sua equipe em um escritório de advocacia.


Entenda sua realidade no escritório de advocacia

É muito importante saber tudo aquilo que está dentro do seu convívio no trabalho. Assim, compreenderá o que pode ou não ser mudado. Por esse motivo, a minha primeira dica é que você deve entender a realidade do seu escritório de advocacia.

Conhecer os seus limites e aquilo que estrutura o seu trabalho torna-se primordial. Pois, possibilita que saiba o que está dentro do seu controle. Com isso, a sua evolução será mais rápida e notória.

Serviços essenciais

Faça a distinção dos serviços essenciais, como a internet, a energia e a água, porque são fatores que precisam estar presentes. Mas, não elevam o patamar do seu trabalho, sendo apenas necessários para sua existência.

Saber quais são seus gastos mensais faz com que seu planejamento ocorra corretamente. Então, eu asseguro que o essencial é entender quais são os serviços essenciais para seu escritório de advocacia.

Grande demanda no escritório de advocacia

Não ter controle sobre sua demanda é outra realidade que precisa ser analisada. Já que, isso diz muito a respeito da sua forma de trabalho. Então, aconselho atenção redobrada neste ponto.

Quando esse tipo de coisa ocorre existem duas possíveis consequências:

  • Excesso de trabalho, impedindo novos clientes;

  • Problemas com prazos de entregas.

Qual melhor profissional a contratar

Saber quais profissionais devem estar presentes em seu escritório de advocacia torna-se o segundo passo. Já que são fundamentais para o funcionamento do local.

Definir quais os funcionários que são indispensáveis para qualquer etapa pode ajudar muito. Portanto, vou explicar melhor os serviços realizados dentro do escritório.

Serviços realizados em um escritório de advocacia

Dentro de um lugar como este é comum que tenham muitos contratos e prazos para cumprir. Por essa razão, digo que é importante ter um auxílio para organizar tudo o que deve ser feito. Desse modo, é possível ter um controle maior quanto ao seu tempo.

Contratar uma secretária torna-se essencial, independente do tempo de funcionamento.

Pois, ela irá te ajudar a manter a organização e a consciência do que deve fazer. Ou seja, irá ajustar sua agenda, entrar em contato com os clientes e fazer atividades desse tipo.

Papel do estagiário

A pessoa que exerce o papel de estagiário pode ser considerada um “advogado júnior”.

Desse modo, ele pesquisa a jurisprudência, minuta, peças e contratos, mas não tem funções como as de uma secretária.

É preciso entender que esse funcionário é uma pessoa que agiliza seu trabalho de diferentes formas. Assim, pode realizar as atividades em um tempo menor do que o usual.

Por isso, torna-se um papel essencial no escritório de advocacia.

Busca de mão de obra qualificada

A busca pela mão de obra qualificada pode se basear em duas possibilidades. Então, irei explicá-las e como elas podem ajudar em seu rendimento. E, com isso, será mais fácil analisar qual dará certo com a sua necessidade.

O primeiro caso tem relação ao prazo de entrega prometido aos clientes, diminuindo a qualidade. Portanto, o mais indicado é a ajuda de um sócio ou advogado contratado, porque ele sabe como fazer o trabalho e lidar com as mais diversas situações.

Já o segundo, trata-se de quando deseja apenas gerir seu tempo. Logo, compensa contratar um estagiário para seu escritório de advocacia. Dado que, ele irá adiantar suas atividades e facilitar cada uma delas.

Analise o tempo gasto em suas demandas

A minha próxima dica é relacionada ao tempo. Pois, torna-se necessário conhecer o período usado para a execução de cada demanda. Dessa maneira, saberá exatamente o que deve manter ou mudar para melhorar seus resultados.

Não pode ser feito de qualquer forma, mesmo que pareça uma coisa sem importância.

Quanto maior seu controle sobre isso, mais fácil será lidar com isso. Ou seja, seu escritório de advocacia terá bons resultados.

Ao ter essa análise é possível determinar qual funcionário você precisa. Assim, veja a seguir um exemplo, lembrando que vai do tempo gasto em cada função:

  • Administrativa: secretária;

  • Intelectual: sócio ou estagiário.

Quando aumentar sua equipe de escritório de advocacia?

Nossa última questão é a que mais pessoas buscam entender. Por esse motivo, eu digo que a análise sobre sua gestão torna-se necessária.

Quando você nota que seu escritório de advocacia está tendo problemas, esse já pode ser um grande indício. Porém, notar dificuldades pequenas como a sua própria organização, também é um sinal.

Fazer esse estudo certificará se é ou não preciso contratar um novo funcionário. Também, deixará evidente qual a contratação ideal a ser feita.

Conheça meus cursos online AQUI.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)